Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

03
Jun19

30 minutos para limpar a máquina da roupa

Ana Gomes

A máquina da roupa limpa e lava roupa suja! 

Então também precisa de ser limpa! Pois eu sei... muitos de nós nunca o fez nem nunca paramos para pensar nisso! Sinceramente nem eu pensei até há bem pouco tempo quando comecei a sentir a máquina com o cheiro estranho. 

Realmente não nos lembramos sequer do que lá passa por dentro, o que ela lava e que sinceramente precise de ser lavada! 

Pesquisei sobre o assunto até porque vi nos supermercados uns produtos para a limpar mas achei desperdicio de dinheiro para limpar uma máquina decidi pesquisar e encontrei uma solução rápida e fácil que não nos fará perder mais do que 30 minutos para colocar a máquina a lavar! 

Prontos?

O que é que precisamos?

- 2 chávenas de vinagre (usei uma caneca normal)

- 1/4 chávena de bicarbonato de sódio

- 1/4 chávena de água 

- 1 esponja

 

Como Fazer?

1. Misturar o bicarbonato com a água numa tigela e deitar na gaveta do detergent como se do "nosso detergente de limpeza" se trate

2. Colocar as 2 chávenas de vinagre directamente no tambor da máquina

3. Ligar a máquina e colocar o programa mais quente a funcionar e deixar fazer o programa todo. 

4. Depois e terminas pegar na esponja para limpar algum residuo que tenha ficado na porta ou nas borrachas. 

 

Querem mais rápido que isto? Não consigo arranjar! 

Experimentem porque comigo funcionou! 

29
Mai19

Querido vou mudar a casa!

Ana Gomes

Sim mais uma vez meti-me na alhada de fazer obras em casa. 

Já vos tinha falado aqui que queria alterar os WC's de casa! Assim estou em "obras" em casa e sinceramente eu devo ser mesmo tolinha para as fazer ou amnésica no mínimo! Esqueço-me da quantidade de pó que aquela porcaria faz, mas quando tem de ser assim será! 

Ok falei dos banheiros, tirar banheiras e colocar bases de duche. 
Assim o fiz, contactei uma empresa de Braga que faz adaptações em casas para pessoas com mobilidade reduzida e pedi orçamento, adjudiquei e ao fim de um mês tenho os WC's prontos em apenas 3 dias! 
Claro que vão querer ver... neste momento só tenho fotos de um porque o outro está a ser acabado hoje.

Desde já peço desculpa pela má qualidade das fotos! 

Prontos? Aqui vai! 

WC.jpg

Mais ainda tiraram-me o bidé que é daquelas coisas que eu não entendo porque ainda existe numa casa de banho para eu poder ter espaço para o cesto da roupa, que sinceramente vou comprar um novo porque esse sinceramente dá-me urticária agora! 

Depois decidi que ao fim de 3 anos naquela casa a minha sala merecia um par de cortinas em condições! Opá não são feios os cortinados dos suecos, mas quero uma coisa em condições a condizer com os 4 metros de janela que tenho! 

Não sei se por estar a ficar "velha" que quero uma casa em condições, cada vez mais me vejo a deixar os suecos de lado e a querer móveis com qualidade e já a seguir vão perceber porquê! 

Agora deixo-vos o antes e o depois dos cortinados!!! 

Sala.jpg

Logo de seguida pedi orçamento de um móvel para a cozinha para substituir aquele sueco que eu há uns tempos atrás "borrei" à volta e colei papel tipo azulejo. Assim decidi criar um armário que ocupa-se parte dos 3.56 metros de parede que tenho de forma a dar-me organização e ter uma despensa em condições atrás da porta.

Já está adjudicado e estou ansiosa que fique pronto!

Quando estiver prometo que deixo aqui o antes e o depois! 

 

23
Mai19

Agora tenho de começar a arranjar espaço!

Ana Gomes

Está quase no final mais um ano lectivo e para o ano tenho um pré adolescente com imensa matéria para estudar e imensos livros! 

Agora tenho de organizar o meu escritório de forma a conseguir ter espaço para os livros dele, ou organizar as prateleiras deles dos brinquedos de forma a que eles consiga colocar lá os livros. 

Sinceramente prefiro que seja no escritório para que ele se habitue que aquele espaço é onde ele estuda e onde terá tudo o que precisa. 

Ainda não estudei bem a situação mas vamos lá ver se nestes dias que irei ficar por casa devido a obras a coisa vai ao sítio! 

22
Mai19

Porque uma nunca vem sozinha...

Ana Gomes

Como não há uma sem duas... ou duas sem três... 

Depois de quatro meses em pânico por tudo o que meu pai passava e passou... depois de o perder e ao fim de 1 mês e meio outro susto! 

Ontem estava eu aqui no trabalho de manhã quando pelas 10:30 mais ou menos liguei ao marido. 

Conversamos um pouco e ele diz-me "não me estou a sentir muito bem, estou tonto!"

Não dei importância até porque o conheço e sei que é muito picuinhas, até que me recordei que ele no dia anterior tinha comido ovos! Liguei-lhe de novo e afirmei que ele tinha comido ovos. Logo de imediato ouço-o dizer "não eu não tenho vómitos nem enjoos, estou tonto e com formigueiro na mão esquerda e no lábio!"

Paniquei! (se é que esta palavra existe)

De imediato lhe disse para pedir a alguém que o levasse ao hospital ali ao lado às urgências. 

A sério que fiquei em pânico mesmo! 

Ele foi para as urgências foi atendido até que me diz já na hora de almoço que ia fazer TAC! 

Ok ok Ana calma... não vai ser nada... começo a pensar dormência pode ser coluna... ele tem-se queixado de dores lombares e tal... mas de repente mais uma vez soa um alarme dentro da minha cabeça... ele é Hipertenso! PQP! Saí a correr para o hospital.

Conclusão não me chegava o stress de ter perdido o pai há menos de um mês e agora esta! 

Chego às urgências e o rapaz com cara abatida, tem alta e toca a sair. No carro diz-me que hoje iria trabalhar! Insultei-o do pior, disse-lhe que nem se iria atrever a ir trabalhar durante os próximos 15 dias! 

Depois com calma expliquei-lhe como se ele fosse uma criança que o que ele tinha tido tinha sido um pequeno aviso para acalmar, deixar de fumar e começar a pensar na vida de outra maneira. 

Os exames da urgência indicam "infarto lacunar" ó meu Deus tanta asneira e eu sei saber bem o que é... depois de algumas dúvidas tiradas com enfermeiros amigos e um médico lá entendi que lá no fundo do cérebro do rapaz as coisas estão a trabalhar mal! 

Apesar de estar em casa a descansar a mim deixa-me em sobressalto deixa-lo sozinho!

Agora é hora de exames médicos pormonorizados, de o rapaz descansar e ver se eu vou ter sossego um dia que seja! 

 

16
Mai19

Obras em casa

Ana Gomes

Ando há anos a sonhar com algumas alterações em casa, mas por algum motivo até ao momento não as tenho feito.

Agora tenho possibilidade de alterar e conseguir tratar de tudo rapidamente, mas como perfecionista que sou vou adiando e adiando... comecei já com as bases de duche que já adjudiquei só estou à espera que as venham colocar. 

Outra situação que ando há 3 anos para fazer são os cortinados da sala que finalmente encomendei.

Entretanto há outras coisas que quero mudar como a cozinha, sim... mudar as portas dos armários, não quero tirar aquilo quero só mudar a cara, mudar o balcão e o lava louça, mas mais uma vez aqui a perfeccionista anda a decidir à anos.

Hoje passo cá para vos deixar dicas de como faço.

1. Pensar! 

O que mais faço... penso e penso e penso e atraso tudo como sempre, mas pelo menos faço as obras mais que pensadas. 

2. Ver fotos para ideias.

Costumo pesquisar na internet fotos para tirar ideias e ficar com alguma ideia de como as coisas podem ficar. 

3. Estudar o espaço! 

Não vale a pena imaginar uma coisa e depois no espaço não dar! Temos de ser realista porque por vezes aqueles quartos lindos de hotel na realidade não dá para fazer naquele espaço em nossa casa.

4. Planear a Obra

Aqui entram as minhas queridas listas... planeio tudo ao pormenor, o que quero fazer, como quero fazer e quando quero fazer. 

5. Verificar preços

Nisto eu não perdoo chego a passar horas a fio em frente ao PC a verificar preços. 
6. Pedir Orçamentos

Não caiam na asneira de mandar fazer uma obra sem um orçamento em mão! E mais não deixem que o orçamento seja pago à hora porque senão nunca mais se vêm livres da obra. Não deixem que o empreiteiro fuja do orçamento olho sempre nele e muito menos que demore mais do que o previsto. 

Optem por pedir orçamento para mão de obra com material e só para a mão de obra sendo que vocês ficam encarregues de comprar todo o material necessário. 

7. Material 

Não comprem material de construção barato... o barato sai caro e por vezes é preferivel pagar por um bom cimento cola do que comprar um cimento daqueles bem baratos nas lojas de construção. 

 

15
Mai19

10 tendências de decoração que eu odeio

Ana Gomes

Sim... não sou muito fashion foward em relação a decoração gosto de ter as coisas bonitas em casa mas há certas tendências que me dão comichões gravissimas! 

Prontos para a minha urticária decorativa?

1. Papel de parede teatral

Por favor poupem-me... papel de parede com desenhos excessivos ou paisagens mata-me! Quando passar a moda do papel de parede ou ficarem cansados toca a mudar. 

2. Chão anos 70

Sim estão de volta não só o hidraulico (que eu ate acho engraçado) mas também aquele compósito que me faz lembrar o chão dos talhos nos anos 70/80.

terrazzo.jpg

foto do pinterest

3. Electrodomésticos coloridos

Sou sincera que já passei pela faze de querer muito um SMEG (não me pagaram para publicidade) em que queria muito um frigorifico colorido. Hoje prefiro os branquinhos. 

4. Azulejos Brancos para tudo

Aqueles bem finos (estreitos) para decorar em toda a parte... a sério tenham paciência mas há tanta coisa bonita para se colocar faz-me lembrar as paredes do metro. Até posso estar errada mas detesto esta coisa.

d4f0fbf5709f88a3a70d64378907ba33.jpg

Foto Pinterest

5. Monogramas nos atoalhados

Personalização sim, mas não chego a tanto... para quê fazer o monograma nos atoalhados? A sua casa é algum hotel? 

6. Mistura de vários estilos de cadeiras

Já passou a época disso... ter mais de um estilo de cadeira à volta da mesa para mim dá-me cabo da paciência.

e774e798b64c47d25bdca3f99c438e3e.jpg

Foto do Pinterest

7. Moniliário em Acrilico

Esta para mim não tem qualquer tipo de comentário possível ou imaginário simplesmente repugna-me.

8. Ventoinhas no Teto

Graças a Deus isto é daquelas americanices que por cá só avistei uma vez e chegou... o trauma ficou.

9. Dispensador de sabão no WC

Sim aqueles de pousar no balcão ou colocados na parede... para mim um desperdicio de tempo é bem mais fácil ter um sabonete ali mesmo pousadinho do que o dispensador.
Muitas das vezes se for num daqueles WC que não é usado a não ser quando haja convidados o sabão acaba por endurecer.

10. Cabeças de animais (esqueltos) na parede

Ah e tal o tio caçou isto e aquilo e ficou com o esqueleto... please pessoal nem o par de cornos do veado por favor porque um dia vai haver uma foto de familia de costas para ESSA parede que vai correr muito mal!  

14
Mai19

9 erros que cometi quando me iniciei no mundo da organização

Ana Gomes

Ninguém é perfeito e isso é mais certo que sabido. 

Noutro dia em quanto olhava para o meu escritório em estado de sítio pela desorganização em que se encontra fiquei em pensar como me tenho desleixado daquele espaço e de toda a casa. 

Dei por mim a ver o quanto evolui e quais os erros que cometi. Foi nesta altura que me lembrei de escrever este post para que todas vocês possam ver e pensar se também não estarão a cometer os mesmo erros. 

1. Empilhar papéis 

Não é o mesmo que organizar... eu colocava os papéis num cestinho e deixava-os ali anos a fio (pelo menos 1) até os organizar. Esqueçam aqueles arquivos suspensos por cores e toda essa treta isso só atrasará tudo o que terão de organizar e quanto mais tempo demorarem a fazê-lo pior.

Optem por correio digital e assim criam pastas onde o arquivo, menos papel, menos desperdício mais árvores.

2. Guardar os sacos de plástico de forma desordeira

Sim era daquelas pessoas preguiçosas que simplesmente amassava o saco e colocava atrás da porta dentro de um saco grande. Quando chegava a hora de ir buscar um saco de plástico vinham 200 atrás. 

Não custa dobra-los em forma triangular e guarda-los quando necessitarmos dele é bem mais fácil pegar num.

3. Viver segundo as regras dos outros

É tudo muito bonito o que se lê em blogues (contra mim falo), o que lê em livros de organização e minimalimo, mas a realidade é que muitas das vezes as tais dicas não se adaptam a nós, à nossa realidade. 

Temos de entender que tudo o que ali está são mera dicas para nos organizarmos não temos de as seguir rigorosamente, garanto-vos que de tudo o que li sobre esta matérias estes anos agora a maioria das dicas não faz sentido para mim! 

Não uso o método da Marie Kondo (a não ser a dobrar roupa), não uso o método fly porque não faz sentido para mim... agora uso o meu método porque até agora andei a desperdiçar dinheiro a comprar coisas para organizar que não fazem qualquer sentido.

4. Usar caixas para tudo

Esqueça que tem de usar caixas para organizar tudo isso é tudo mentira, não precisa de ter umas despensa cheia de caixas para organizar sacos de arroz e de açúcar. 

Antes de organizar temos de pensar e planear bem o que queremos fazer e como o fazer.

5. Longe da vista longe do coração

Maior erro... não é escondendo que as coisas estão organizadas esqueçam isso. Por anos a fio guardava a "tralha" na despensa e só guardava as coisas quando estava mesmo sem conseguir entrar no espaço. 

Agora opto por guardar de imediato assim fica mais fácil! 

6. Seguir modas

Não o façam só porque é moda... agora está em voga o minimalismo é certo mas não têm obrigatoriamente que o seguir só porque é moda, assim como já foi moda o método fly, ou só porque marie kondo tem uma serie na netflix. 

Adaptem-se às vossas necessidades.

7. Organizar sem noção de espaço

Organizar uma divisão sem noção de espaço é das piores atitudes que podemos tomar. 
O que simplesmente vai acontecer é que tudo o que ali vai entrar não vai funcionar e nos deixará completamente frustrados com aquela divisão.

8. Mudar de casa

Mudamos de casa e acabamos por entulhar a nossa garagem com tudo o que não precisamos (ACONTECE-ME ISSO AGORA) tenho cada vez mais coisas na minha garagem que a mim nada me serve! 

9. Ver a organização como um evento único

Nem pensem que assim o é e esse foi um dos meus erros. 

Organizava uma vez e achei que ficaria assim a vida toda, engano! 

Organizar é faze-lo várias vezes ao ano. Eu pelo menos 2x ao ano nas mudanças de estação e quanto a brinquedos dos miúdos é em Novembro/Dezembro e na altura da Páscoa altura em que eles recebem brinquedos a mais. 

 

Sei que é com os erros que se aprende por isso vos deixo aqui os que eu cometi no inicio da minhas "carreira" como personal organizer!

 

13
Mai19

39 projectos de costura que quero fazer

Ana Gomes

Como sabem comecei (ou melhor) retomei a minha paixão pela costura. 

Há uns tempos atrás escrevi num papel que acabou perdido aqui na secretária do trabalho sobre alguns projectos que quero fazer em costura... alguns deles já realizados. 

Decidi deixar-vos aqui então essa minha lista prontos?

1. Individuais com cantos mitrados

2. Capa para livros/agenda (AQUI) - CHECK

3. Pendulo em tecido

4. Porta Joias para viagem

5. Pano de cozinha (AQUI) - CHECK

6. Corre mesa

7. Lixeira para carro

8. Fronhas/almofadas

9. Laços para segurar cortinas

10. Porta tralha para entrada

11. Bolsa para manicure com porta alicate (AQUI) - CHECK

12. Bolsa para telemóvel (AQUI) - CHECK

13. Saco para o pão

14. Mochila (AQUI) - CHECK

15. Barras nas toalhas de banho

16. Porta moedas (AQUI) - CHECK

17. Bolsa para pen drive

18. Kit higiene Bucal (AQUI) - CHECK 

19. Pega de cozinha ou luva

20. Necessaire sem fecho (AQUI) - CHECK

21. Porta medicamentos 

22. Porta passaporte e bilhete de avião (AQUI) - CHECK

23. Lancheira em tecido plastificado (AQUI) - CHECK

24. estojo escolar duplo

25. suporte talheres para mesa

26. cesto para molas da roupa

27. Marcador de livros

28. Saco reutilizavel para compras

29. estação de carregamento para telemovel

30. Porta chaves 

31. estojo escolar ou para agenda (AQUI) - CHECK

32. Porta canetas enfermeiras (ja fiz nao tenho fotos)

33. Capa escolar (AQUI) - CHECK

34. Organizador de comandos para braço de sofá

35. Kit costura de viagem

36.Porta tesoura escolar

38. Porta lenços (AQUI) - CHECK mais do que uma versão... 

39. Porta óculos (AQUI) - CHECK

 

10
Mai19

Itens práticos para uma organização rápida

Ana Gomes

Muitas das vezes o que nos falta mesmo é tempo e para isso temos de ser práticos na nossa casa. 
Sou apologista do minimalismo já alguns anos e após 4 anos a "estudar" organização e a ler sobre o assunto cada vez mais tenho um estilo próprio para me organizar, mas isto não me impede de por vezes vir aqui deixar-vos alguma dicas! 

Vamos então começar a facilitar as coisinhas em casa?

1. Usar cestos para guardar almofadas, mantas ou edredões! Isto aplica-se no sala ou nos quartos até para ter um local onde pode deixar arrumadas aquelas almofadas que por norma tem a decorar a cama e à noite não as quer colocar no chão.

2. Cortinas! Um bom par de cortinas faz o cenário (o que não acontece em minha casa, mas irá acontecer)... ok o que vou dizer pode parecer descabido mas às vezes é o ideal para esconder algo que não gostamos. Não estou a dizer que as cortinas servem para esconder a desordem lá de casa nem pensar porque sempre que la que tiver de ir vai ficar stressado, mas serve para esconde aquela paisagem (casa do vizinho)...

3. Os pés da cama é um óptimo local para colocar um baú ou um cesto de verga onde pode guardar as mantas na primavera. 

4. Gavetões por baixo da cama! Não tem cama com gaveta? Peça a um marceneiro para as fazer por medida tudo se resolve. Digo-vos já que são ideiais para guardar a roupa de cama, carteiras e mesmo sapatos.

5. Cabeceira da cama tal como os pés pode ser usada para guardar livros, pequenas caixas com as bijuterias, colocar os carregadores e nada fica á vista! 

 

Espero que tenham gostado das ideias... a minha agora é mesmo conseguir arranjar umas cortinas em condições para uma sala que cada vez está mais chique! 

09
Mai19

Como me aguento?

Ana Gomes

Desde que começou este reboliço todo à volta da doença do meu pai, da sua morte tenho-me aguentado bem até de mais... sem medicação ou quase... a única coisa que tomo é algo para os meus ataques de pânico e só os tomo quando estou mesmo aflita.

Mas estes últimos dias têm sido complicados, começo a cair na real que afinal já não tenho cá o meu pai, porque até agora achava que era só uma coisa passageira! Talvez por o ter tido longe de mim por 3 meses em Pamplona não assimilei muito bem as coisas.

Agora com o inicio das rotinas a voltarem ao normal as coisas começam a ser mais reais e eu começo a "afundar" estou em negação e querer manter-me sem medicação mas que sinceramente acho que não vou conseguir adiar o inevitável! 

Mas no trabalho para não stressar muito o que faço é mesmo auriculares nos ouvidos e música para cima nas alturas... ouvir os outros é zero sabe mesmo bem!!! 

Músicas que me acompanham? Anos 80 as minhas músicas desde U2, ZZ Top, Bon Jovi, Metallica... se vocês entrassem aqui iriam ver-me a trabalhar, abanar a cabeça e a cantar (playback)! 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Twitter

instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

As minhas Leituras