Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Vida e Eu

Uma mudança de inicio de ano, mudar para inspirar!

25
Jun18

Chegaram as férias e agora?

Ana Gomes

Pois é mais um ano que termina e os miúdos já de férias. 

Começa o pesadelo para muitos pais sem saberem muito bem onde deixar os filhos ou como os entreter em casa. 

Eu não posso reclamar muito porque os meus ficam na avó ou então vêm comigo para o trabalho e quando isso acontece têm fichas para irem fazendo, sendo criado um horário para as fichas e um horário para as brincadeiras. 

Se não trouxerem nada para fazer então vou arranjando algo porque depois há sempre aquelas semanas antes de eu iniciar o trabalho onde os tenho em casa comigo.

Este ano será uns dia antes de eu ir de férias e uma semana e meia depois de vir de férias.

Mas para aqueles pais que vão ficar com eles em casa e não sabem o que fazer ou como os distrair deixo as dicas como sempre.

 

Tem um parque de merendas perto de casa? Então está na hora de fazer um piquenique com os pequenos. 

Escolham e preparem a ementa em conjunto. 

Decidam os jogos a fazer e como passarão a tarde. 

Não precisa de ser um piquenique de horas, basta um par de horas para os tirar de casa e os distrair. 
Pode ainda convidar amigos para irem ter com vocês, quem sabe não há mais mães em casa sem saber o que fazer!?

 

Toca a andar. Nada melhor que caminhar seja de manhã cedo ou ao final do dia, não há nada melhor que isso. 

Provavelmente na zona haverá uma pólis ou um local com passeios largos e jardins onde possam fazer umas caminhadas, aproveitem esses espaços e divirtam-se.

 

Dia da culinária que tal aproveitarem um dia para cozinharem em conjunto? 
Comecem a preparar isso um dia antes, façam uma lista com o que vão cozinhar (pizzas, pão, bolos, sumos, etc.)

Façam uma lista para as compras caso seja necessário e vão todos juntos ao supermercado, atenção que os miúdos não podem comprar nada que não conste na lista. 

No dia estipulado toca a acordar e tratar dos cozinhados, preparem o pequeno almoço, o almoço ou o lanche conforme vos apetecer. 

 

Passeio pela Praia numa manhã de sol, bem cedinho façam um passeio pela praia, apanhem conchas, pedras e divirtam-se pela praia até às 10:30 a partir daqui é hora de sair para o fresco da casa. 

 

Artes e Artistas, sabem aquelas conchas e pedras que trouxeram da praia? Pois bem é hora de deixar os pequenos puxarem pela imaginação. Compre tintas acrilicas, pincéis e deixe-os ser criativos e pintarem as pedras e criarem pisa papéis ou então compre olhinhos de colar e com as conchas criem bonecos. Sejam criativos acima de tudo. 

 

Livros e Leituras muitos dos pequenos nunca entraram numa biblioteca está então na hora de o fazer. Pegue nos pequenos e leve-os até à biblioteca municipal de forma a perceberem como tudo funciona, acreditem que eles vão gostar.

 

Costurices muitos dos miúdos não sabe sequer pegar numa agulha quanto mais costurar. Que tal arranjar umas tshirts baratinhas na feira e deixa-los criarem e decorarem a mesma? Comprem feltro nas lojas do euro ou no dito "chinês" e criem tshirts com motivos engraçados acreditem que eles vão adorar depois andar com a tshirt. Atenção podem decorar com feltro, botões, tecidos ou só linha de bordar isso vai tudo do gosto dos miudos. 

Podem sempre optar por fazer uma carteira em feltro caso não queiram as tshirts AQUI está o passo a passo! 

 

Cinema em casa qual a criança que não gosta de um cinema em casa? Aproveite e convide os amiguinhos e alugue um filme. Façam pipocas caseiras, sumos de fruta e toca a ver um filme à escolha dos pequenos. Vai ver que será uma tarde divertida.

 

Ir á Feira, o dia da feira local calha à semana? Então aproveitem e vão passear até lá. Diga aos pequenos onde vão e dê-lhes um valor que possam gastar em pequenas coisas que queiram (roupa, sapatilhas, comida, brinquedos...) uma forma de os distrair.

 

Dia de jogos, podem ser jogos tradicionais, podem ser quizzes, jogos de tabuleiro... não interessa o que importa é que todos se divirtam! Pode até criar os seus próprios jogos e/ou deixa-los à imaginação da criança.

 

Mãos na massa, não... não é de novo pizzas e afins mas sim deixa-los criar uma peça de arte com argila ou gesso. Criem algo em conjunto e depois de seca deixe-os pintar. Acredite que vai ter um par de dias em que eles vão andar entretidos. 

 

Máscaras em EVA sei que o Halloween ainda vem longe das férias, mas se não for para o halloween podem criar máscaras ao gosto deles para qualquer ocasião. Basta terem EVA, cola, elásticos de rolo e criarem a própria máscara. Podem até faze-la com material que tenham em casa (cartão, revistas, fios...). Sejam criativos. 

 

Ser youtuber deixe-os criar o próprio vídeo. Tem uma máquina de filmar em casa? Empreste-lhe e venha com eles até um lugar engraçado onde eles possam filmar e criar o próprio video. Depois em casa deixe-os editar no computador. Podem faze-lo na Filmora um programa muito básico e intuitivo para eles. Eles vão adorar! 

 

Troca de papéis um dia troquem de papéis deixe-os ser os pais e vocês são os filhos, deixe-os "comandar" o barco mas não os deixe abusar... está na hora de aproveitar para fazer aquelas birras que eles tanto gostam... atenção se achar que eles estão a abusar nas tarefas ponhas-lhes um travão. Tudo tem um limite, mas é uma óptima brincadeira para eles perceberem a responsabilidade.

 

Mas o melhor disto tudo é poder desfrutar da companhia deles ao máximo, criar memórias com eles para que mais tarde eles possam recordar que afinal as férias deles não eram assim tão aborrecidas quanto isso! 

 

Boas Férias! 

 

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

instagram

Twitter

As minhas Leituras