Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

<meta name="p:domain_verify" content="b0dc1263b05ccdbbba0bb9b49350e6b4"/>

A Minha Vida e Eu

Uma mudança de inicio de ano, mudar para inspirar!

24
Out18

Costura Criativa - Obrigatórios e Essenciais

Ana Gomes

Como sabem agora ando com a mania das costuras, costurices e entre agulhas, linhas e máquina lá faço algumas coisinhas. 

Mas para quem quer iniciar e sei que há por aqui uma ou outra menina que querem este bichinho dentro delas vou deixar aqui uma listinha do que para mim é obrigatório e os opcionais para iniciarmos nestas andanças. 

Não comecem já pelos tecidos porque isso já sabem que é mais do que obrigatório para qualquer costureira.

 

Comecemos pelos Obrigatórios.

- Máquina de costura - não é necessário gastar muito dinheiro numa máquina de costura tudo vai depender do que querem costurar mas uma coisa a máquina terá de ter que são os pontos Básicos, essenciais e os flexiveis. 

- Tesoura - aqui aconselho a que tenham uma tesoura para tecidos bem afiada, uma para cortar os moldes... porque a que corta tecido se começar a cortar outras coisas... é para esquecer vai deixar de cortar em condições. Eu tenho pelo menos 2 uma do kit de costura da IKEA que corta tecidos como ninguém e outra só para aparar as costuras. 

- Fita métrica - é mais do que obrigatório e qualquer um de nós tem em casa uma fita métrica de costura. 

- Linhas, agulhas e alfinetes isto é lógico.

- Descosedor ou abre casas - isto é mais do que obrigatório, vão ver que quando se enganarem numa costura este será o vosso melhor amigo! 

- Giz de alfaiate ou caneta para tecido removivel com o calor - Sou apologista de caneta sinceramente, mas tenho as 2 opções em casa. Adoro a caneta porque passo as peças a ferro e sai tudo na horinha. 

- Tábua e ferro - isto todos nós temos mas são duas coisas que precisamos para passar os tecidos antes de costurarmos e depois de costurados para que tudo fique bem direitinho. 

- Bobines da máquina - aquelas coisinhas redondas pequeninas que vem na parte de baixo da máquina. Ter várias dá jeito para quando costuramos com várias cores de linha e se já tivermos uma bobine (Canela) cheia com a cor que vamos usar é bem mais fácil. 

- Botão de pressão e alicate - para fazer bolsinhas, porta moedas, capinhas é necessário botões se não quiserem botão de pressão porque têm de adquirir o alicate optem por botão de íman são fáceis de colocar e ficam super bem nas peças só temos de ter atenção e coloca-los antes da peça estar pronta. 

 

Os opcionais 

- Base de corte e régua - é bem mais fácil medir com uma régua de patchwork e cortar o tecido com uma base de corte se dúvida.

- Cortador rotativo - São autenticas armas, até eu já fui atingida por um e só de tocar ao de leve fiquei com um corte. Eles têm uma protecção que dá para abrir para cortar e mal acabem de cortam fechem, principalmente se houver crianças em casa. Cortar com eles é super fácil e rápido mas sempre com todo o cuidado. 

- Caixinha para organizar as bobines da máquina. - Nada melhor que ter uma caixinha onde as possa guardar e organizadas porque quando precisarem não saberão delas. (eu ainda estou à espera que chegue a minha!)

- Tesoura de bordar - aquelas tesouras pequeninas para cortar os fios quando costuramos na máquina, mas porquê se há 2 grandes já! Simples é mais fácil cortar os fios das costuras com uma pequena do que com uma grande mas isto pode ser opcional. Eu uso 3 grandes e uma pequenina! 

- Papel craft - usado para criar moldes eu por norma crio em papel normal e depois passo para cartão de caixas que tenho para reciclar, ou então imprimo os moldes da internet há imensas pessoas no youtube que deixam os links dos moldes. Vale a pena imprimir desde que saiam nas dimensões mencionadas pelas artesãs.

 

Mais uma dica para quem quer começar nisto, façam curso de costura criativa, de costura de roupa do que for, nem que seja um mero workshop. Eu nunca o fiz e há coisas que não sei fazer e vou vendo videos na internet e por tentativa e erro lá vou conseguindo. 

A quem já anda nestas andanças há muito tempo corrijam-me se escrevi alguma asneira ou então que me tenha esquecido de alguma coisa! 

 

Mas mais do que todos os obrigatórios e essenciais há uma coisa muito mais importante que precisamos ter no kit de costura... é muita paciência!!! Paciência porque há dias e dias e haverá horas em que nos vamos ver assim "aflitas" nas hora menos boas a ter de desmanchar o trabalho, é aí que temos de ter paciência e tudo o resto vai dar certo. 

 

No inicio da página do blog tem uma tesourinha, cliquem lá e sigam a minha página das costurinhas da aninhas no instagram! 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

instagram

Twitter

As minhas Leituras