Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

O que levarias na mochila?

Ana Gomes, 08.04.16

Já que a discussão está instalada nas redes sociais, meios de comunicação social e afins... cá vim eu meter o bedelho e um bocadinho de veneno! 

Não pronto! Não vou meter veneno mas vou só desancar em certos conhecidos que praticamente se acham no prazer de poder levar o que realmente lhes dá na gana!

Pois bem começando pelo sr. Rui Reininho que levaria um livro, entre outras coisas claro, até concordo! Um livro é sempre um companhia para aquele momentos de solidão, mas e de noite como o li-a se não levava nenhuma lanterna com ele? Só o poderia ler durante o dia! E se chovesse como fazia para o ler? E quais os locais onde poderia ler para além dos campos de refugiados? Seria onde? No barco enquanto atravessa o mar Egeu? 

Ok mudando de personagem! 

A senhora dona Joana Vasconcelos disse que levaria as jóias, iphone (esqueceu-se do carregador), e malhas para tricotar! Ok ok... as malhas ainda passavam, mas iphone? Vai fotografar a viagem? Tudo bem que leve um meio de comunicação, mas será que pensou que poderá não conseguir carrega-lo? Os iphones não têm baterias que possamos substituir! 

As jóias desta senhora...Ò meu Deus, livrai-me do mal... mas esta mulher deve estar louca! Para que quer ela levar as jóias todas na mochila? Só se for para ir vendendo em casas de penhores para ganhar algum para a viagem! Ou não se recordará ela que o trajecto seria o mesmo dos refugiados Sírios e que ela poderia perde-las no mar Egeu? Ou então ao tentar entrar na europa algum dos países nórdicos confiscariam-lhe as mesma para que servissem de pagamento pela estadia dela naquele país! 

Poucos foram os famosos com um pouco de sensatez! 

Será dificil para nós que temos casa e vivemos num país sem guerra, imaginar o que levar na mochila que nos fosse útil em toda a viagem! Mais ainda, temos que pensar que muitos de nós temos filhos pequenos e as coisas se tornariam quase insuportáveis de fazer com eles! Não seriam viagens fáceis com pequenos. Só de imaginar dá-me um aperto no coração! 

 

Agora estão vocês a pensa, "ah e tal e estás para aí a mandar bocas mas ainda não disses-te o que levarias!" pois é verdade, não disse mas vou tentar dizer! Não será fácil eu sei, mas tentarei! 

 

Primeiro de tudo o essencial:

Lanterna

Garrafas com água (cada um de nós teria uma mochila, somos 4)

Comida em lata a pensar mais nos pequenos que em nós adultos (isto iria na mochila dos pais) 

Fraldas e Dodots para o mais novo (sei que não poderia levar toneladas, mas pelo menos umas 5 fraldas e 2 pacotes de dodots na mochilinha dele)

Casacos para nos aquecermos

Uma manta se assim nos fosse possível

Mudaria de um smartphone para um telemovel normal o qual adicionaria mais umas quantas baterias e respectivo carregador. Assim sempre que possivel entraria em contacto com a minha familia!

Deixaria os meus filhos colocarem na mochila deles um brinquedo pequeno para se distraissem e um peluche para os aconchegar!

Levaria comigo um livro de orações que tenho! 

Lógicamente que levaria dinheiro comigo, os nossos documentos e os cartões multibanco para podermos pagar ou levantar dinheiro sempre que fosse preciso. 

 

A partir daqui seria tentar chegar ao destino o mais rapidamente possivel e pedir ajuda a quem me a pudesse dar! 

Nem sequer me consigo imaginar numa situação destas! 

Este post está a ser doloroso de escrever, porque não me consigo imaginar a deixar casa, familia e a minha vida para trás! Não me imagino a viver num país em guerra! Não me imagino a ver os meus filhos perderem tudo e todas as comodidades que têm e sofrerem horrores! 

Isto é mais dificil do que podemos imaginar! Doloroso isso garanto, mais ainda quando pensamos que poderemos ser nós, os nossos e os nossos filhos! 

7 comentários

Comentar post