Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Minha Vida e Eu

Desabafos, Organização, Costuras, Dicas, Viagens e Miúdos!

20
Fev19

Organização do rotina doméstica

Ana Gomes

Recordam-se de há uns tempos vos falar da empregada de limpeza num post onde ela reclamava que 4 horas não dava para fazer nada?

Pois bem a lista resultou na primeira semana ela teve tempo para tudo e mais alguma coisa, até as gavetas das meias e das cuecas dos pequenos organizou (já que eu só lá passo os olhos 2x ao ano).

Duas semanas depois, diz-me que se calhar vai ter de deixar de ir para minha casa trabalhar porque está mal do ombro e das costas. Eu lógico que tenho um feitio de merda saiu-me logo um "problema teu são menos 100 € que gasto por mês!"

Na semana seguinte liga e diz que não pode ir porque tem acunpuntura e não pode ir trabalhar... ó meu minha amiga estás á vontadinha! Sei bem porque é que ela não foi, devia achar que iria chegar lá e ter as coisas por fazer mas não... eu limpei e organizei a casa, ainda tive tempo de ir ao cabeleireiro, sair para almoçar fora e passear! 

Então é assim hoje venho aqui dizer-vos como o faço! 

Eu não faço as coisas num dia ou escolho o sábado ou o domingo para limpar, não nem pensar. Mas tudo tem a sua lógica!

Como fazer?

Ora pois bem mais uma vez as listas muitas listas... de inicio eu sei que vai ser complicado para vocês entrarem no ritmo a mim também me fazia confusão. 
Mas façam uma lista com as tarefas que têm de fazer (limpar pó, aspirar, mudar camas, tratar da roupa...) podem dividir isto por cada dia da semana ou então optem por dividir as divisões da casa.

Eu faço da seguinte maneira, cada dia da semana tenho umas quantas de umas tarefas onde a familía também ajuda.

Segunda - tratar da roupa e guardar / limpar a cozinha toda e lavar o chão

Terça - aspirar e limpar o pó à casa / Organizar tudo o que está fora de sitio

Quarta - Limpar e organizar os WC's / Colocar roupa a lavar

Quinta - Mudar as camas e organizar os quartos / aspirar a casa

Sexta - Tratar da roupa / limpar o pó 

Sábado e Domingo- Descanso

 

Quando fazer? 

Isto vai sempre depender de vocês é uma questão de começarem a experimentar a ver qual a melhor maneira, eu tanto faço por dias da semana em que sei que no final de semana estou descansada como posso fazer tudo numa manhã de sábado e ficar com o resto do dia livre.

Sinceramente, eu opto por um bocadinho das duas... durante a semana vou limpando, organizando e tratando das roupas e depois chego uma quinta a casa e limpo as divisões todas! 

Por exemplo ainda ontem ao guardar a roupa de casa vi que as toalhas estavam todas amontoadas no armário, lá me sentei e organizei tudo direito nos dois Wc's da casa.

Claro que as tarefas não são seguidas à risca naqueles dias, vou adaptando ao meu dia a dia e ao que é mais necessário fazer! 

Nunca deixei tarefas por fazer quando sabem que as podem executar de imediato ou naquele dia! 

Não se esqueçam  incutam o lema da casa organizada que deixei AQUI e vão ver que a vida fica muito mais facilitada. 

 

 

4 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Twitter

instagram

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

As minhas Leituras